Uma das imagens que mais gosto nesta altura do ano é da estrela… uma imagem para nos falar de luz, serenidade, mas sobretudo de algo que nos guia… sim, uma estrela que nos guia. Quem será essa estrela? O que é que uma estrela diz à nossa vida? Será a estrela um estímulo para o caminho? Será que as estrelas poderão indicar o caminho para Aquele que deu origem ao Natal?
De caminhos a preparar e veredas a endireitar, de montes e vales a aplanar, iniciamos hoje o tempo de advento, um tempo que nos fala e guia diretamente ao nosso coração, um caminho de 25 dias, 25 estrelas para nos acompanhar e deixar que a mensagem em cada uma delas, nos diga alguma coisa.
Dá trabalho o Advento. E não é pela azáfama de procurar os presentes, nem de preparar a ceia. Trata-se de levar mais luz aos caminhos que ainda deixam as margens na escuridão e não se aventuram às periferias. Levar mais luz às trevas de isolamento e exclusão, dos que vivem sós, dos que são descartados do trabalho e duma dignidade de vida.
Hoje, quantas ruas iluminadas ocultam montanhas de escuridão?
Que à imagem de Jesus sejamos estrelas que guiam a humanidade nos caminhos do bem, da paz e da gratidão pelo tanto que somos uns com os outros.
Comments